A Igreja que queremos

At.1:1-11

(AT 1:1) - Escrevi o primeiro livro, ó Teófilo, relatando todas as coisas que Jesus começou a fazer e a ensinar

(AT 1:2) - até ao dia em que, depois de haver dado mandamentos por intermédio do Espírito Santo aos apóstolos que escolhera, foi elevado às alturas.

(AT 1:3) - A estes também, depois de ter padecido, se apresentou vivo, com muitas provas incontestáveis, aparecendo-lhes durante quarenta dias e falando das coisas concernentes ao reino de Deus.

(AT 1:4) - E, comendo com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, a qual, disse ele, de mim ouvistes.

(AT 1:5) - Porque João, na verdade, batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias.

(AT 1:6) - Então, os que estavam reunidos lhe perguntaram: Senhor, será este o tempo em que restaures o reino a Israel?

(AT 1:7) - Respondeu-lhes: Não vos compete conhecer tempos ou épocas que o Pai reservou pela sua exclusiva autoridade;

(AT 1:8) - mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.

(AT 1:9) - Ditas estas palavras, foi Jesus elevado às alturas, à vista deles, e uma nuvem o encobriu dos seus olhos.

(AT 1:10) - E, estando eles com os olhos fitos no céu, enquanto Jesus subia, eis que dois varões vestidos de branco se puseram ao lado deles

(AT 1:11) - e lhes disseram: Varões galileus, por que estais olhando para as alturas? Esse Jesus que dentre vós foi assunto ao céu virá do modo como o vistes subir.

Propor a Igreja uma caminhada.

Todos nós sonhamos com uma Igreja diferente da Igreja que somos.

Uma Igreja que não tem sonhos para si mesma é uma Igreja que não tem futuro.

Vejamos como deve ser a Igreja de nossos sonhos ou, dito de outra forma, a Igreja que queremos, e, por isso mesmo, por ela devemos lutar e trabalhar.

1 - Uma Igreja Cristocêntrica

Igreja onde Cristo está no centro. Este é o ensino das Escrituras.

At.2:36 Discurso de Pedro no dia de Pentecostes - Esteja absolutamente certa, pois, toda a casa de Israel de que a este Jesus, que vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo.

At.4:10-13 - Testemunho de Pedro e João perante o Sinédrio judaico -

(AT 4:10) - tomai conhecimento, vós todos e todo o povo de Israel, de que, em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, a quem vós crucificastes, e a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, sim, em seu nome é que este está curado perante vós.

(AT 4:11) - Este Jesus é pedra rejeitada por vós, os construtores, a qual se tornou a pedra angular.

(AT 4:12) - E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos.

(AT 4:13) - Ao verem a intrepidez de Pedro e João, sabendo que eram homens iletrados e incultos, admiraram-se; e reconheceram que haviam eles estado com Jesus.

Ap.1:4-5 - Nas sete cartas às sete Igrejas do Apocalípse - Cristo é a figura central.

(AP 1:4) - João, às sete igrejas que se encontram na Ásia, graça e paz a vós outros, da parte daquele que é, que era e que há de vir, da parte dos sete Espíritos que se acham diante do seu trono

(AP 1:5) - e da parte de Jesus Cristo, a Fiel Testemunha, o Primogênito dos mortos e o Soberano dos reis da terra. Àquele que nos ama, e, pelo seu sangue, nos libertou dos nossos pecados,

O que aprendemos a partir desses textos bíblicos é que Cristo é não apenas o coração da mensagem e do testemunho da Igreja, mas, muito mais que isso, é o Senhor da própria Igreja.

Estamos sempre sendo tentados a colocar outros centros na vida da Igreja. Exemplos: denominação, tradição, capricho, orgulho.

Quando Cristo está o centro, Ele expulsa todos esses ídolos da Igreja da mesma forma como expulsou os vendilhões do templo.

(1PE 2:6) - Pois isso está na Escritura: Eis que ponho em Sião uma pedra angular, eleita e preciosa; e quem nela crer não será, de modo algum, envergonhado.

(1PE 2:7) - Para vós outros, portanto, os que credes, é a preciosidade; mas, para os descrentes, A pedra que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a principal pedra, angular

(1CO 3:11) - Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que foi posto, o qual é Jesus Cristo.

2 - Uma Igreja cheia de poder

Em Atos a Igreja foi revestida de poder. Que não se ausentassem de Jerusalém até que do alto fossem revestidos de poder. (Dia de pentecostes). Esse poder foi uma promessa e uma dádiva de Cristo.

Há sempre uma presença forte do Espírito - símbolo do poder - na vida da Igreja.

(AT 13:2) - E, servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Separai-me, agora, Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado.

(AT 13:4) - Enviados, pois, pelo Espírito Santo, desceram a Selêucia e dali navegaram para Chipre.

(AT 15:28) - Pois pareceu bem ao Espírito Santo e a nós não vos impor maior encargo além destas coisas essenciais:

(AT 16:6) - E, percorrendo a região frígio-gálata, tendo sido impedidos pelo Espírito Santo de pregar a palavra na Ásia,

(AT 16:7) - defrontando Mísia, tentavam ir para Bitínia, mas o Espírito de Jesus não o permitiu.

A Igreja com poder é a Igreja habilitada, capacitada e equipada para cumprir a sua missão. Há um poder sobrenatural que a sustenta e a mantém. (AT 4:31) - Tendo eles orado, tremeu o lugar onde estavam reunidos; todos ficaram cheios do Espírito Santo e, com intrepidez, anunciavam a palavra de Deus.

(AT 3:1) - Pedro e João subiam ao templo para a oração da hora nona.

(AT 3:2) - Era levado um homem, coxo de nascença, o qual punham diariamente à porta do templo chamada Formosa, para pedir esmola aos que entravam.

(AT 3:3) - Vendo ele a Pedro e João, que iam entrar no templo, implorava que lhe dessem uma esmola.

(AT 3:4) - Pedro, fitando-o, juntamente com João, disse: Olha para nós.

(AT 3:5) - Ele os olhava atentamente, esperando receber alguma coisa.

(AT 3:6) - Pedro, porém, lhe disse: Não possuo nem prata nem ouro, mas o que tenho, isso te dou: em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, anda!

Alguém disse que a Igreja primitiva não tinha dinheiro, mas tinha poder e que a Igreja moderna tem dinheiro, mas não tem poder. Hoje nos faltam ambas as coisas.

3 - Uma Igreja Missionária

Atos encontramos uma Igreja colocada diante de um desafio: E sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém, como em toda a Uudéia e Samaria, e até os confins da terra. (At.1:8) Devemos ser uma Igreja em missão. Conquistar novos espaços e novas fronteiras.

(AT 8:40) - Mas Filipe veio a achar-se em Azoto; e, passando além, evangelizava todas as cidades até chegar a Cesaréia.

3.1 - Uma Igreja Peregrina - Ela está sempre a caminho. Não está parada nem acomodada entre quatro paredes.

(AT 13:13) - E, navegando de Pafos, Paulo e seus companheiros dirigiram-se a Perge da Panfília. João, porém, apartando-se deles, voltou para Jerusalém.

(AT 14:1) - Em Icônio, Paulo e Barnabé entraram juntos na sinagoga judaica e falaram de tal modo, que veio a crer grande multidão, tanto de judeus como de gregos.

(AT 20:21) - testificando tanto a judeus como a gregos o arrependimento para com Deus e a fé em nosso Senhor Jesus [Cristo].

(AT 18:1) - Depois disto, deixando Paulo Atenas, partiu para Corinto.

Uma Igreja peregrina:

(AT 16:11) - Tendo, pois, navegado de Trôade, seguimos em direitura a Samotrácia, no dia seguinte, a Neápolis

(AT 16:12) - e dali, a Filipos, cidade da Macedônia, primeira do distrito e colônia. Nesta cidade, permanecemos alguns dias.

3.2 - Uma Igreja que Cresce - Hoje nossa tendência é travar uma polêmica sobre o crescimento QUALITATIVO-QUANTITATIVO da Igreja. E quase sempre usamos esse argumento para justificar o nosso FRACASSO quanto ao crescimento quantitativo da Igreja.

No Novo Testamento, essas duas coisas caminham juntas. Uma coisa não excluí a outra, Há um crescimento qualitativo ( em poder, ousadia, dinamismo, serviço ), e há um crescimento quantitativo da Igreja.

(AT 16:5) - Assim, as igrejas eram fortalecidas na fé e, dia a dia, aumentavam em número.

(AT 5:14) - E crescia mais e mais a multidão de crentes, tanto homens como mulheres, agregados ao Senhor,

(AT 6:7) - Crescia a palavra de Deus, e, em Jerusalém, se multiplicava o número dos discípulos; também muitíssimos sacerdotes obedeciam à fé.

O fato é que uma Igreja missionária é uma Igreja que cresce. E, portanto, a recíproca não pode ser esquecida: só cresce a Igreja que for missionária.

4 - Uma Igreja encarnada

Igreja que vive com intensidade os dramas e as dificuldades de seu tempo.

Enfrenta problemas econômicos

(AT 2:45) - Vendiam as suas propriedades e bens, distribuindo o produto entre todos, à medida que alguém tinha necessidade.

Enfrenta o problema político -

(AT 5:29) - Então, Pedro e os demais apóstolos afirmaram: Antes, importa obedecer a Deus do que aos homens.

(AT 16:36) - Então, o carcereiro comunicou a Paulo estas palavras: Os pretores ordenaram que fôsseis postos em liberdade. Agora, pois, saí e ide em paz.

(AT 16:37) - Paulo, porém, lhes replicou: Sem ter havido processo formal contra nós, nos açoitaram publicamente e nos recolheram ao cárcere, sendo nós cidadãos romanos; querem agora, às ocultas, lançar-nos fora? Não será assim; pelo contrário, venham eles e, pessoalmente, nos ponham em liberdade.

(AT 16:38) - Os oficiais de justiça comunicaram isso aos pretores; e estes ficaram possuídos de temor, quando souberam que se tratava de cidadãos romanos.

(AT 16:39) - Então, foram ter com eles e lhes pediram desculpas; e, relaxando-lhes a prisão, rogaram que se retirassem da cidade.

Enfrenta o problema social.

(AT 6:1) - Ora, naqueles dias, multiplicando-se o número dos discípulos, houve murmuração dos helenistas contra os hebreus, porque as viúvas deles estavam sendo esquecidas na distribuição diária.

(2CO 8:13) - Porque não é para que os outros tenham alívio, e vós, sobrecarga; mas para que haja igualdade,

(2CO 8:14) - suprindo a vossa abundância, no presente, a falta daqueles, de modo que a abundância daqueles venha a suprir a vossa falta, e, assim, haja igualdade,

(2CO 8:15) - como está escrito: O que muito colheu não teve demais; e o que pouco, não teve falta.

Por lutemos e trabalhemos por uma Igreja que encarne e viva os problemas de seu tempo.

5 - Uma Igreja generosa

Mais bem-aventurada coisa é dar do receber.

(AT 4:32) - Da multidão dos que creram era um o coração e a alma. Ninguém considerava exclusivamente sua nem uma das coisas que possuía; tudo, porém, lhes era comum.

(AT 4:34) - Pois nenhum necessitado havia entre eles, porquanto os que possuíam terras ou casas, vendendo-as, traziam os valores correspondentes

(AT 4:35) - e depositavam aos pés dos apóstolos; então, se distribuía a qualquer um à medida que alguém tinha necessidade.

2 Cor 8:1-15

Está mais preocupada em receber do que em dar. Aliás, há muitos cristãos que são assim também.

O que é que a Igreja tem para me oferecer ?

O que é que eu posso oferecer a Cristo e sua Igreja ?

Dizimos...